Alagoas inaugura primeiro Núcleo de Integridade da Informação
27/03/2025
(Foto: Reprodução) Ação tem como objetivo combater notícias falsas e promover uma educação midiática para a sociedade. AL vai contar com Observatório da Desinformação para combater fake news
Uma notícia falsa pode causar vários prejuízos na vida de uma pessoa. As conhecidas fake news não desinformam apenas. Elas têm a capacidade de distorcer um fato a tal ponto que pode levar alguém à morte, por exemplo. Às vezes parece até um exagero, mas você já imaginou o que pode acontecer caso alguém seja acusado, indevidamente, por um crime que nunca cometeu?
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 AL no WhatsApp
Para combater essas práticas e promover uma educação midiática social, o estado de Alagoas lançou, na última quarta-feira (26), o primeiro Núcleo de Integridade da Informação.
De acordo com o Governo de Alagoas, além das ações de apoio, o núcleo contará com uma estrutura de formação e pesquisa, em parceria com universidades públicas, como as universidades federais de Alagoas (Ufal), da Bahia (UFBA), do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Brasília (UnB).
O governo informou ainda que a iniciativa é pioneira em todo o Brasil. O secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, afirmou que o núcleo é um marco na luta contra os danos provocados pelas fake news.
“O Núcleo de Integridade da Informação vai atuar de forma transversal, com subnúcleos voltados para temas como saúde e consciência, clima e meio ambiente, justiça, segurança pública e direitos humanos. A ideia é garantir ferramentas que ajudem a sociedade a verificar a veracidade das informações e a promover a educação midiática, protegendo o cidadão de prejuízos reais causados pela desinformação”, afirmou Wendel.
Wendel relembrou ainda dos problemas que as notícias falsas causaram durante a pandemia de covid-19, com a propagação de conteúdos mentirosos sobre vacinas e tratamentos, colocando milhares de vidas em risco.
O lançamento aconteceu durante o Observatório da Desinformação, um projeto coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em parceria com os ministérios públicos Federal (MPF) e Eleitoral (MPE), Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e com o apoio do Governo do Estado.
Núcleo de Integridade da Informação é lançado durante evento em Maceió
Divulgação/Governo de Alagoas
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL