De ex-aluna à professora... Alagoana conta como realizou sonho de lecionar em Instituto Federal: 'Anos de dedicação e preparo'
29/03/2025
(Foto: Reprodução) Aos 31 anos, Ana Karoline coleciona uma trajetória de obstáculos vencidos e conquistas. Formada em Engenharia Civil, ela cursa atualmente medicina e divide o tempo entre a maternidade e a docência. Ana Karoline, de ex-aluna à professora do IFAL Campus Palmeira dos Índios
Cortesia
Se professores qualificados formam alunos qualificados, o caso de Ana Karoline é o exemplo que com determinação e foco é possível alcançar sonhos e objetivos. Entre idas e vindas e o câncer de sua mãe, Karol conseguiu se formar no curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), onde hoje lecionada.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
Ainda estudante no Campus da cidade de Palmeira dos Índios, no interior do estado, Karol foi traçando pouco a pouco estratégias para conseguir a posição de professora. Todos os obstáculos que surgiram no caminho deram ainda mais força e o sonho foi finalmente realizado.
Enquanto cursava Engenharia, ela esbarrou com um desafio maior que os cálculos: o câncer de mama de sua mãe. Logo, ela viu a sua vida acadêmica ser dividida entre o campus e o Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo, onde sua mãe estava.
''Nesse período, troquei as pranchetas pelo hospital do câncer de Barretos, e se aprendi algo além dos livros, foi sobre resiliência. Meus professores e colegas foram um porto seguro, e, graças a esse apoio, consegui seguir em frente", disse a docente.
Ana Karoline, nova docente do Campus Palmeira dos Índios, também conseguiu aprovação em medicina.
Cortesia
Enquanto enfrentava a dor de acompanhar a mãe doente, ela decidiu se aventurar no curso de medicina. Fez o vestibular e foi aprovada, hoje ela é aluna do 5º período da UNIMA.
"No meio disso tudo, algo inesperado aconteceu. A doença da minha mãe despertou com força a medicina. Eu queria entender o que acontecia com ela, queria oferecer suporte, mais opções, mais qualidade de vida. Voltei aos estudos, conciliando tudo, maternidade, docência e mestrado, com disciplina e persistência. Em 2021, a aprovação veio. Minha mãe vibrou comigo, cheia de orgulho", comemorou.
Engenheira formada, ela deu os primeiros passos na docência como professora substituta de uma faculdade de Engenharia Civil. E depois de anos de graduação ela retornou para onde tudo começou, o Ifal, só que dessa vez realizando o sonho de lecionar.
"Depois de anos de espera, foi como se um ciclo se completasse. Uma coroação, o reconhecimento por anos de dedicação e preparo. A menina que entrou no Ifal como aluna agora voltava como professora. A sensação? Uma mistura de orgulho, gratidão e aquele frio na barriga que só grandes conquistas trazem".
Hoje, aos 31 anos, Ana Karoline divide o seu tempo entra a docência, a maternidade e o curso de medicina. E os sonhos continuam!
"Meu propósito é não apenas ensinar, mas inspirar. Quero mostrar aos meus alunos que tudo é possível com dedicação e estratégia. Que conhecimento transforma. Que sonhos são alcançáveis. Estou pronta. Vamos juntos! Vamos construir, questionar, pensar e mudar o mundo — um aluno de cada vez", cravou.
Ana Karoline, aluna da primeira turma de Engenharia Civil do IFAL Palmeira dos Índios agora é professora do campus Palmeira dos Índios
Cortesia
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL